A evolucao viola a Segunda Lei da Termodinâmica?


A Evolução (não confundir com Abiogênese) baseia-se em apenas 2 mecanismos:


1) Seleção Natural

Discussões atuais como efeito estufa, aquecimento global, desmatamentos, etc tem tudo a ver com seleção natural: um ambiente que muda tem impactos sobre as espécies que vivem nele e quanto maior a mudança maior o número de espécies que serão extintas. E também temos que uma mudança que desfavorece uma espécie pode favorecer outra.

A Seleção Natural também lida com a "corrida armamentista" entre os animais: predadores ficando cada vez mais velozes (até um limite) provocam o surgimento de presas cada vez mais velozes (até um limite). O mesmo para predadores peçonhentos, venenosos e assim por diante. Vale em outros reinos também como vegetais, fungi, monera protista ou interreinos (por exemplo uma planta ficando cada vez mais venenosa para não ser devorada ou com frutos/flores mais atrativos para fertilização/polinização).


Talvez possa ser resumida em uma frase "os mais aptos tem maior probabilidade de sobreviver". Obviamente que não viola a Segunda Lei da Termodinâmica, ou Entropia.

2) Mutação genética

Tem a ver com que novas espécies tem DNA's diferentes sendo este o responsável pela formação de células, tecidos, órgãos. Uma mutação se dá quando um DNA ou RNA não se replica exatamente.

Também não viola a Segunda Lei da Termodinâmica, ou Entropia. Aliás parece é que não haver mutação que violaria a Segunda Lei já que nenhum processo biológico pode ser 100% eficiente.


Outra pergunta seria:
Como as plantas angiospermas transformam matéria bruta em folhas, flores e frutos? Não violaria a entropia transformar matéria bruta em matéria organizada?

Ou pergunta equivalente:
Como uma criança vai se alimentando e crescendo? O corpo transformar alimento, digerí-lo, e depois remontá-lo em estruturas complexas e algumas vezes mais complexas do que o próprio alimento ingerido, não viola a entropia?

A resposta a ambas as perguntas é que não. A planta ou a criança não são sistemas fechados: recebem energia, matéria (alimentos) de fora. Também o trabalho realizado é às custas de fontes de energia (ou calor) internas e externas.

Na própria Terra: havendo diferenças de temperatura (e há graças ao Sol ou mesmo fontes daqui mesmo como de materiais radioativos presentes) há como realizar trabalho transformando matéria bruta em estruturas mais organizadas. Aí que entra a Abiogênese.

Mas a Teoria da Evolução de Charles Darwin não coloca em cheque o cristianismo?

Evolução não se opõe a idéia de Deus. Você poderia cogitar que Deus criou o Universo sabendo que bilhões ou trilhões de anos depois, como ele estaria. Convenhamos que a existência de Deus não deve depender de quantos zeros tem à direita: milhares de anos ou bilhões de anos ter o Universo, por exemplo. Em "Conciliando Evolução com Cristianismo", veja mais detalhes de como conciliar Evolução com Cristianismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela grande informação! Eu não teria descoberto este o contrário!