Pastor Silas Malafaia denuncia práticas não-cristãs da TV Record

O vídeo segue ao final desta postagem.

Há alguns anos, eu já havia reparado que a TV Record estava empurrando cada vez mais para madrugada adentro os programas cristãos. Ou seja, cada vez mais o horário vinha sendo preenchido por programas não-cristãos. De um lado, como ateu, fiquei contente com esta aparente flexibilização da postura evangélica da IURD.

Quando eu analisava por outro lado, porém, ficava preocupado. São centenas de milhões que a IURD dá para a Record usar para fins não-cristãos. É claro que não é a única emissora da TV aberta no Brasil que que fica com parte dos dízimos, ofertas e etc dos evangélicos. Existem outras ou ainda aquelas que ficam com parte das doações dos católicos.

Este dinheiro entregue de boa fé pelos cristãos deveria ser melhor administrado. Afinal era para ser tratado como sagrado, não? Não era para ser de Deus ou para propósitos dele? Se não por isto, pelo menos pelo respeito que os fiéis deveriam merecer.

É claro que os fiéis pouco se preocupam com esta questão, afinal, eles pensam que tudo se resume a levar a "palavra de Deus" e vêem na TV uma boa forma de pregar. Porém você acha mesmo justo cobrar centenas de milhões por ano por poucas horas? Sendo que tudo o que a TV tem que fazer é rodar um CD/DVD gravado pela igreja?

Além disso, outras formas são muito mais efetivas de se ajudar com o dinheiro do dízimo. Por exemplo, é sabido que muitas crianças são forçadas a sair da escola para trabalhar. Ou ainda aquelas que têm que estudar e trabalhar, o que diminui seu rendimento escolar. Então as igrejas poderiam usar este dízimo para dar ou cestas básicas ou algum tipo de bolsa condicionados às crianças estudar exclusivamente. Não criaria dependência já que a próxima geração teria mais estudos. Também quem receberia ajuda veria o cristianismo funcionar na prática e não em teorias de pregação pela TV.

Segue o vídeo.


Leia também:



Moisés tomava alucinógenos?

É sabido que drogas alucinógenas acompanham as civilizações desde épocas remotas. Dados históricos apontam até mesmo pequenas tribos. Muitas destas drogas eram consumidas com fins espirituais. Eles entendiam que as drogas abriam as portas da percepção. Não consideravam que as visões, etc, causadas pelas drogas eram devido a um mal funcionamento do cérebro que as drogas causavam. Claro que as drogas eram usadas também pelo prazer que proporcionavam.

Então as alucinações eram na verdade consideradas como visões corretas. E para justificar, explicar, tais visões muitas religiões surgiram. Este é um dos ingredientes das religiões: alucinações naturais ou induzidas por drogas. Outro ingrediente é, é claro, a crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos, o que falaremos em outras postagens.

Benny Shanon, especialista em psicologia cognitiva, começou a pesquisar a relação entre os efeitos da planta e a criação das grandes religiões, quando ele próprio experimentou a ayhuasca, conhecida por chá do Daime no Brasil.

"A substância abriu para mim uma dimensão do sagrado que nunca tinha vivenciado antes, tive visões muito fortes, inclusive de cantar junto com milhares de anjos", descreveu ele. "A experiência foi tão forte que me levou a querer integrá-la no estudo da fenomenologia da consciência humana."

Segundo ele as religiões mais antigas, como a zoroastra e a hinduísta, também teria havido rituais ligados à ingestão de substâncias que levam a alterações cognitivas, nos quais os participantes 'viram Deus' ou 'viram vozes', fenômeno conhecido como sinestesia (relação espontânea entre uma percepção e outra que pertença a um sentido diferente como ver sons, sentir cheiro de cores e assim por diante) .

Na Bíblia, há frases como 'o povo viu as vozes', que chamaram a atenção de Benny Shannon. Frases como esta descrevem exatamente a sinestesia que ocorre com a ingestão da ayhuasca. Shanon diz ter encontrado frases semelhantes também em textos e cânticos de outras religiões.

Benny Shanon, sugeriu que Moisés, considerado o principal profeta da religião judaica, pode ter ingerido uma substância semelhante à ayhuasca. A criação dos Dez Mandamentos poderia ser conseqüência de uma experiência com substâncias psicotrópicas, que alteram o estado cognitivo do indivíduo, e se encontram em plantas existentes inclusive no deserto do Sinai.


Para ler a matéria, clique na imagem.


emails de alguns cristãos para Dawkins

Na verdade muitos cristãos não entenderam que a discussão sobre religião não significa um ataque a eles. Nem deveriam tomar como um ataque à suas crenças já que o cristianismo não foi inventado por eles, já que eles alegam que seguem as palavras de Jesus e não as suas. Então se era para alguém ficar ofendido seria Jesus e não eles.

Nem todos os cristãos, mas estes cristãos que tomam como um ataque contra eles, são cristãos perigosos ao meu ver. Incitam o ódio, destilam frases ofensivas as mais variadas. Fora o desejo de que o outro morra só porque não pense como ele e pior ainda: desejando que o outro arda no inferno e assim por diante. Pelo que se consta a Bíblia diz que Satanás (e seus seguidores) que ficam felizes com a desgraça alheia... E aonde fica o "não julgueis para não serdes julgados". Que tal o "amar o próximo como a si mesmo?"

Se Richard Dawkins exagera às vezes isto deveria ser entendido como um problema entre ele e Deus ou Jesus ou etc. E estes tipos de cristão perigoso, que odeia ser contrariado, que toma as dores, a ira de Deus/Jesus para si mesmo, me parece ser aquele mesmo tipo radical de cristão que queimava as bruxas, os hereges num passado não muito distante. Ou ainda que tentará de muitos artifícios para impedir o progresso de seu país quando ele entender

Os emails são para rir ou lamentar?

pensamentos criacionistas

Diálogo entre um criacionista e um ateu.

criacionista: qual a sua igreja/religião?
ateu: não tenho. Sou ateu.
criacionista: vai dizer que você acredita na Evolução? Como você explica o trilobita/trilobite? E o celacanto?

ateu: antes de falarmos sobre a Evolução ou abiogênese, vou lhe fazer 4 perguntas. Suponha que você tenha um carro a um certo tempo e que ele comece a apresentar ruídos estranhos. Quem você procuraria para fazer uma revisão: um mecânico de automóveis ou um médium?
criacionista: mecânicos são especialistas no assunto. Então procuraria um mecânico.

ateu: Suponha agora que você tenha um computador. Um vírus é detectado nele mas nem antivírus nem você consegue eliminá-lo. Quem você procuraria para lhe ajudar: um técnico em computação ou um farmacêutico?
criacionista: um técnico de computador.

ateu: Suponha que você tenha um certa quantia em dinheiro que queira aplicar num banco ou corretora; mas que você conheça pouca de ações, títulos indexados a Selic, IGPM, IPC, ou ainda sobre fundos. Quem você procuraria para tirar as dúvidas: um corretor/gerente do banco ou um padre?
criacionista: corretores ou gerentes de banco são especialistas neste assunto. Então procuraria eles.

ateu: Última pergunta. Suponha que você, infelizmente, você seja atropelado e tenha um ferimento grave: uma fratura exposta. Que local pediria para ser levado: um hospital? Ou para o altar de uma igreja ou para um centro espírita?
criacionista: com certeza o hospital.



ateu: Percebeu seu padrão? Em situações de enfermidade séria, risco de perda de dinheiro, máquinas e equipamentos apresentando defeitos, etc, você sempre procura um especialista no assunto. Agora porque não faz o mesmo sobre ateísmo? Por que ao invés de ouvir a explicação de um teísta sobre um ateu por que não pergunta para quem entende, o ateu?

Os teístas/teólogos não são ateus e não querem que você se torne um ateu. Padres, pastores, crédulos, etc. irão omitir informações (por desconhecimento ou medo de que você se torne um ateu), irão também mentir sobre o ateísmo (por desconhecimento ou medo de que você se torne um ateu).

Da mesma fora sobre Teoria da Evolução. Se realmente tiver vontade de aprendê-la, conhecer as explicações sobre os trilobitas, celacanto, etc, procure um biólogo. Se ele tiver pós-graduação é até melhor. Padres, pastores, criacionistas, etc. não são especialistas. Além disso entre eles alguns considerarão perigosa a Evolução e irão portanto descrevê-la de forma errada.

demissão por motivos religiosos

Na notícia, o jogador Ali Karimi, um, um dos maiores ídolos do futebol do Irã, de 31 anos, foi demitido pelo clube Steel Azin FC por não ter respeitado o jejum muçulmano durante o Ramadã.


Para aqueles que levam a sério a religião é natural misturá-la a outros assuntos para ajudar a tomar decisões ou ainda como critério único para tomada de decisões. Porém, demitir alguém usando pretexto religioso é o mesmo que contratar alguém usando como um dos critérios a Astrologia (não confundir com Astronomia).

Imagine a situação de decisão envolvendo uma escolha entre 2 possibilidades (como A ou B, entre 1 ou 2, uma escolha entre certo ou errado, sim ou não, faço ou não faço, etc.). Nesta situação usar a religião como guia terá tanto sucesso quanto usar o acaso do cara-ou-coroa no lançamento de uma moeda.

Vi a notícia da demissão no site globoesporte.globo.com . Para ler a notícia clique na imagem.






pensamentos de um "animado"

Perguntas sobre um dos dogmas do cristianismo (da igreja católica e da igreja evangélica pelo menos). Este dogma está lhe confundindo demais...



Garotinho tem Deus no coração

Em comentários anteriores (aqui e aqui) já vimos o que pode significar "ter Deus no coração".

Pelo que se consta Anthony Garotinho e Rosinha são evangélicos. Lembro-me de que Anthony Garotinho e Rosinha defendiam, num retrocesso medieval, até mesmo que nas escolas ensinassem o criacionismo (Religão) juntamente com Evolução (Ciência). Talvez eles pensassem que Evolução é "apenas teoria", sistema de crença, assim como o criacionismo é.

Sobre as manchetes abaixo, não quero dizer que Anthony Garotinho seja culpado. Isto, devemos deixar a cargo Justiça decidir. Mas é bom lembrar que a Justiça, Polícia, e etc., não consideram que "ter Deus no coração" é garantia de honestidade. Afinal vimos até líderes religiosos serem suspeitos, investigados e condenados. O mesmo deve valer para políticos religiosos.

Aliás isto é bastante curioso nas religiões. Principalmente os pastores na religião cristã: falam que devemos tentar viver como Jesus, mas na prática, muitos pastores, bispos, líderes de grandes igrejas parecem querer viver como Bill Gates ou Warren Buffett.


As manchetes abaixam são apenas exemplos. Algumas notícias antes disponíveis no site, agora só se pode ver no cache do Google ou em outros sites:


Justiça Eleitoral do Rio torna Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha
Fonte: Folha.com


PF prende deputado e acusa Garotinho de integrar quadrilha
Segundo denúncia, ex-governador mantinha Lins à frente da polícia, mesmo sabendo de suas ligações criminosas
Felipe Werneck e Marcelo Auler, RIO
Fonte: O Estado de S. Paulo e no cache do Google


Para procuradores, Garotinho chefiava quadrilha no Rio
AE - Agencia Estado
Fonte: Estadao.com.br

ebolaworld - histórias da Bíblia

ebolaworld tem vários vídeos postados no Youtube. Nestes ele dá uma interpretação, bem humorada, da Bíblia. O usuário vinizan colocou as lengendas. Estou postando a versão com legendas, mas links para o original no canal do ebolaworld vão imediatamente abaixo de cada vídeo. Um bom trabalho gráfico, de humor e etc do ebolaworld! Achei um de seus melhores trabalhos postados por ele no Youtube.

Interessante é que ebolaworld deixou as passagens da Bíblia. Então entre uma passagem da Bíblia e outra ele deu sua bem humorada interpretação. As passagens aparecem escritas na legenda (em branco) mas em inglês. O usuário vinizan deixou a legenda em português (em amarelo) por cima, mas ainda é possível identificá-las. Mas isto é só para você que não leu a Bíblia ou partes dela e não consegue perceber as passagens.




Adão e Eva, um de meus preferidos:

ebolaworld - histórias da Bíblia [parte 2]

Continuando, mais 3 vídeos do ebolaworld. Novamente, com sua interpretação bem humorada. Como antes, as legendas foram colocadas pelo usuário vinizan, que são as versões postadas aqui. Links para o original no canal do ebolaworld vão imediatamente abaixo de cada vídeo.

Novamente, para identificar as passagens da Bíblia, tente reparar quando elas são citadas: elas aparecem escritas na legenda (em branco) mas em inglês. O usuário vinizan deixou a legenda em português (em amarelo) por cima, mas ainda é possível lê-las. Mas isto é só para você que não leu a Bíblia (ou partes dela) e não consegue perceber as passagens.

Outro de meus preferidos: A Arca de Noé.




sobre o caso Datena: processar exatamente quem?


















Imagem extraída do Wikipedia.



Vimos na postagem, sem entrar na polêmica "Deus no coração" argumentei sobre o porque o programa apresentado pelo Datena é de pouca utilidade e qualidade. Nesta postagem, usando dados do censo do IBGE, censo presidiário, CPS/FGV e dados de outros países vimos porque não há qualquer correlação entre honestidade e ter "Deus no coração". Por fim, nesta outra vimos aonde termina a liberdade de expessão e aonde começa crimes de incitação ao ódio, preconceito, etc; vimos também porque foram agressivas as alegações do Datena; e como repercutiram na internet tais alegações.

Agora quem é que está pagando a conta do programa? Salário do Datena, demais e outros gastos com o programa? Quem está pagando pelo programa não tem culpa?

Quando Datena estava ainda na TV Record ele já ganhava R$100 mil por mês conforme noticiado pela Veja. No ano seguinte foi anunciado que ele estava ganhando R$ 140 mil por mês podendo chegar a R$500 mil (não busquei informações para saber se este contrato foi efetuado), conforme anunciado pela Cidade Biz, publicado também no Observatório da Imprensa, no endereço é a terceira notícia. Provavelemente na Rede Bandeirantes (Band) ele deva ganhar R$100 mil ou mais. Com demais gastos com o programa Brasil Urgente da Band soma-se o salário dos demais membros da equipe do programa e adiciona-se gastos extras.

Quem está pagando esta conta? Será que quem paga não está sabendo do que é dito no programa? Não assiste ou não foi alertado? E se sabe por que ainda continua? O Datena está lá no programa Brasil Urgente e seus superiores, diretores, etc., não assistem o programa? Há 7 anos no ar e não sabem do que se trata?



Nem ateísmo (nem agnosticismo) exigem que ateus (ou agnósticos) doem dízimo, ofertas, façam "desafios" doando bens, nem que se compre indulgências. Então como angariar fundos para poder divulgar na TV também? Como competir com a máquina financeira chamada Igreja?

Para ilustrar, a Band recebeu 420 milhões de reais só pela igreja do R. R. Soares. R$ 420 milhões foi a fortuna depositada nos cofres da BAND pelo R. .R Soares entre os anos de 2003 e 2010. Dinheiro este vindo somente desta igreja e somente pelo horário entre 21h e 22h para exibir o programa O Show da Fé, conforme divulgado pelo site Ogalileo.

Será que a Band criaria um programa que espantasse os anunciantes, ainda que fosse verdadeiro? Será que a Band manteria um programa voltado ao ateísmo, agnosticismo, ou à história das religiões como mantém o Brasil Urgente? Ou ainda que fosse mantido tanto tempo no ar?

Deve haver pelo menos 8 vez mais cristãos do que ateus no Brasil. E mais cristãos ainda do que agnósticos. Então faturar centenas de milhões e ter audiência, mesmo que o apresentador diga coisas sabidamente falsas, parece ser o lema de alguns donos, presidentes de TVs por aí.

Voltando ao caso Datena, posso estar enganado mas quando ele apresentava o programa Cidade Alerta da Rede Record, ele já usava a falácia da ausência de criminalidade entre aqueles que têm "Deus no coração". Na época até pensei que a frase era encomendada pelos bispos da Record. Cheguei a conclusão que poderia não ser e mais: nem precisaria ser. Afinal há uma igreja injetando centenhas de milhões de reais do dinheiro dos cristãos na empresa.

Como repercutiram as alegações do Datena

Antes de começar, é bom sempre se lembrar de que a liberdade de expressão não se aplica em casos de palavras de ódio, incitações à violência, incitações preconceituosas, danos morais, etc. A liberdade de expressão não te dá permissão de praticar crimes. É como um pedreste que atravessa pelo seu caminho e você acha que pode atropelá-lo evocando a sua liberdade de ir e vir (o direito de ir e vir). Qualquer liberdade ou direito não lhe autorizam praticar agressões verbais ou físicas.

E o que foi dita pelo Datena vai muito além de liberdade. Selecionei apenas 3:

  • “É só perguntar para esses bandidos que cometem essas barbaridades pra ver que eles não acreditam em Deus.”
Se não achou que é preconceituosa, agressiva, substitua eles não acreditam em Deus por eles não tem a pele branca ou ainda por eles não são ricos. Você certamente concordaria que são preconceituosas as frases citadas.

  • “gente que não acredita em Deus não pode ser uma pessoa boa”.
Se não achou que é preconceituosa, agressiva, substitua gente que não acredita em Deus por gente que não tem pele branca ou ainda por gente que não é rica. Você certamente concordaria que são preconceituosas as frases citadas.

  • "Quem tem Deus no coração não comete barbaridades, ao contrário de quem não tem."

Se não achou que é preconceituosa, agressiva, substitua Quem tem Deus no coração por Quem tem a pele branca ou ainda por Quem tem muito dinheiro. Você certamente concordaria que são preconceituosas as frases citadas.


Ironicamente, a pessoa que crê em Deus e alega que quem tem Deus no coração não comete crimes e alega que os criminosos não tem Deus no coração, esta pessoa já comete um crime, uma agressão. Sendo ela então a primeira prova de que o que ela está dizendo é uma falácia, uma mentira. Ou seja, insinuar que os criminosos são ateus (ou agnósticos) e ainda dizer-se crédulo é no mínimo ser incoerente.


Eu ouvi algumas coisas que ele disse, depois mudei de canal e em seguida desliguei a TV. Eu não quis telefonar e dar meu voto. Entre demais ateus, agnósticos, céticos e até mesmo entre alguns cristãos houve uma repercussão negativa das falácias do Datena. Por exemplo nos blogs ou fóruns
  1. Arauto da Consciência
  2. Bule Voador
  3. Clube Cético
  4. Fórum Outer Space na seção Vale Tudo
  5. Fórum Realidade
  6. humor ateu
  7. No Lado Escuro da Lua
  8. O Bruxo de Santos
  9. Pálido Ponto Azul
  10. Uma atéia de bom humor
  11. etc
E ainda no Twitter e no já criticado pelo Datena, Youtube. Por exemplo, Pablo Villaça, crítico de cinema e editor de um site de cinema, deixou um vídeo lá.

Li várias mensagens sugerindo processo ao Datena. E que também ele já estava sendo processado por alguns homossexuais. Mas processar exatamente quem? Que tal processar apenas quem paga para ele dizer as coisas que diz?

A criminalidade e o fator "Deus no coração"

(atualizado)[1]

Já vimos em outra postagem deste blog (veja aqui) que
  • na Suécia 85% são ateus ou agnósticos
  • na Dinamarca 80% são ateus ou agnósticos
  • na Noruega 72% são ateus ou agnósticos
  • no Japão 65% são ateus ou agnósticos
  • etc.
A tabela completa pode ser vista aqui.


Pode-se chegar que os países com maiores taxas de homicídios são todos extremamente religiosos. Não apenas isto, em sociedades caracterizadas por uma plena distribuição de comida, excelente serviço público de saúde, e habitação globalmente acessível, a religiosidade esvai-se. E embora a religiosidade esvaia-se a criminalidade não aumenta.

E quanto as presídios?

Conforme postado neste blog (veja aqui) o cristianismo reina absoluto fora dos presídios (no Brasil, segundo o censo de 2000, os cristãos formam 89% da população) mas dentro dos presídios o cristianismo também é a maioria!!!

No artigo Retrato do Presidiário Paulista, de Marcelo Neri, do Centro Políticas Sociais e EPGE - Fundação Getúlio Vargas, foi relatado os resultados de uma pesquisa com presídiários paulistas. A partir da primeira tabela podemos constatar que as religiões entre os presidiários podem ser divididas da seguinte maneira:

















Repare com o grupo formado por outras religiões que não a cristã ainda assim é maior do que os sem religião. Ainda no presídio podemos comparar dois grupos: os que não crêem em deus (ateus, agnósticos) x os que crêem (cristãos, etc.):

















Claro que o grupo dos que não tem "nenhum deus no coração" é bem menor. Vamos comparar agora o principal: o grupo dos que tem "Deus no coração" (cristãos) versus os que não tem "nenhum deus no coração" (ateus, agnósticos, etc):

















Já sabíamos que fora dos presídios a maioria é cristã. Dentro dos presídios também é, ainda que os percentuais possam não ser iguais e/ou variar também de um Estado (por exemplo SP) para outro (por exemplo RJ). Não parece haver correlação ou efeito importante sobre o fator "Deus no coração" e a criminalidade, ou seja, encontra-se cristão criminoso sem problemas, e ateu vivendo na legalidade.

Podemos concluir que tanto fora quanto dentro dos presídios o que vai levar a pessoa a cometer crimes não é sua religiosidade, o fato de ter ou não "Deus no coração". Talvez, criminosos cristãos ou não sejam mais preocupados em calcular os riscos de ser pego e condenado do que qualquer outra coisa.

[1] Atualizei os gráficos e a referência.

Adicional:

E quanto àqueles que entraram no presídio sem religião e foram convertidos ao cristianismo lá dentro? Neste caso o número de cristãos presos pareceria maior? Basta comparar então qual era a religião deles antes de ser preso e após ser preso. Novamente, o cristianismo é a maioria.

Checando o gráfico abaixo vemos que o fator de conversão ao cristianismo pouco altera. Mas notamos algo interessante: "sem religião" não significa ser ateu. Já vi casos em que a pessoa confunde "ter religião" com "frequentar algum templo, igreja". E vi casos de muitos espíritas que têm dificuldades em aceitar que o Espiritismo é uma religião.

De qualquer forma, para os gráficos acima considerei o caso extremo: que todos os sem religião eram ateus ou agnósticos. Ou seja, o percentual de ateus ou agnósticos conforme vimos nos gráficos acima podem ser menor ainda! Não encontrei no censo de 2000 dados que diferenciassem os sem religião dos ateus e dos agnósticos.





































Veja também:


Resgatando dinheiro na próxima reencarnação

"Se você acredita em reencarnação,
me empreste dinheiro.
Eu lhe pagarei na próxima vida".

(Desconheço o autor)




Uma vez ouvi uma citação que era mais ou menos assim
"Se você acredita em reencarnação, me empreste dinheiro. Eu lhe pagarei na próxima vida".

Parece que sem querer levaram a sério isto e criaram um banco, o Reincarnation Bank , que cuidará do dinheiro que você deixa lá até você ir resgatá-lo na próxima vida! Isto mesmo, você não leu errado: você empresta seu dinheiro para o banco e ele lhe paga, com juros, na sua próxima vida. (Fui checar depois e parece que o site foi tirado do ar, porém é possível ainda localizar a página no cache do Google).

Tudo o que você tem que fazer (supondo que você reencarne na forma humana) é provar que foi você quem aplicou na vida passada. Vale técnicas de regressão para provar quem você era na vida anterior.

Se houvesse mesmo reencarnação, a idéia ser boa. Você tira o que te sobra desta vida doando para a próxima se garantindo de eventuais necessidades da próxima vida.

Aparentemente o banco age dentro da lei [1]. Ou seja, ele é tão sério quanto uma igreja ou religião pode ser. O que é o banco ganha com isto? Talvez você se pergunte: taxas de administração. O banco vai então aplicando as taxas enquanto você não resgatá-lo na próxima vida.

Se houvesse reencarnação então estes banqueiros e você estariam felizes e não haveria ninguém enganando ninguém.

Entretanto, surge um problema muito grave. Veja estas duas situações:
  • Espírita: "como há reencarnação, você pode investir no Banco da Reencarnação para resgatá-lo na próxima vida. Ou seja, pode dar-me seu dinheiro sem problemas."
  • Vigarista (travestido de espírita): "como há reencarnação, você pode investir no Banco da Reencarnação para resgatá-lo na próxima vida. Ou seja, pode dar-me seu dinheiro sem problemas."

Perceba que o discurso é o mesmo. E graças ao mecanismo autoprotetor da religião contra críticas; investigações sérias, imparciais; e assim por diante, temos um terreno favorável para vigaristas. Para piorar, como vimos rapidamente em Cirurgias Espirituais, mesmo a doação voluntária pode pode prejudicar uma análise séria dos fenômenos já que a idéia "tentar não custou nada apenas o tempo". Mas no caso do banco custará: no mínimo, dinheiro.


[1] Este banco foi noticiado na rádio CBN pela Mara Luquet e Carlos Alberto Sardenberg conforme pode ouvir clicando no play do player abaixo. Eles comentam que o banco estaria em situação irregular mas eu tenho a impressão de que provavelmente este banco poderia se regularizar no Brasil como Igreja ou instituição religiosa, etc.








(clique no link abaixo para ouvir a notícia direto no site da CBN)
Serviços duvidosos ganham dinheiro com taxa sobre patrimônio do cliente





Não se esqueça de ler os comentários e deixe também o seu!

Católicos vs Nazistas - Doug Stanhope

O que é pior:
  • um Papa que costumava ser nazista ou
  • um nazista que costumava ser Papa?

Doug Stanhope neste vídeo de humor ajuda a responder. Clique em play para ver.

(Infelizmente removeram a versão com legenda em português. Aí vai com o áudio original (inglês) e legenda em espanhol.









Não se esqueça de ler os comentários e deixe também o seu!

Uma forma barata de se fazer jornalismo

A primeira vez que vi Datena na TV foi ainda na época da Cidade Alerta, programa da TV Record. Datena foi para lá em 1999 mas pelo que me lembre só o vi neste programa em 2000 ou 2001. O programa tinha umas poucas notícias: 1 ou 2 sobre crimes do tipo mais violento, 1 ou 2 sobre tiroteio gravado ou ao vivo, e também uma entrevista na qual o Datena não deixava o entrevistado falar. E é claro a tática de desafiar as autoridades da ligar lá no programa dele e falar ao vivo.

Veja esta reportagem de uma TV de Portugal sobre este programa brasileiro. Lá também eles consideravam este programa como sensacionalista.








Por volta de 2003 Datena vai para o Brasil Urgente da Rede Bandeirantes (ou Band). O programa tinha essencialmente a mesma fórmula. Neste programa as poucas reportagens ficavam em loop: ora entrava uma, ora outra, e ficava assim esticando a notícia e mais os intervalos o programa durava por 1 hora ou mais. Não me lembro se o programa Cidade Alerta usava este recurso do loop.

Talvez a única reportágem útil seja a que fala do trânsito, se não me falha a memória, Datena evoca o "comandante Hamilton", que está num helicóptero, e passa informações sobre o trânsito. No Brasil Urgente, claro, também há as entrevistas nas quais ele não deixa o entrevistado falar. Se tiver paciência (e quiser sofrer) pode assistir estes vídeos nos quais os entrevistado perdem a paciência e abandonam o programa ao vivo.



Claro que o loop também vale para o entrevistado: da entrevista, pula para uma notícia, que pula para outra, que volta para o entrevistado e assim por diante. E o entrevistado tem que ficar paciente e disponível à desorganização proposital do programa. Provalmente o loop é para manter a audiência e também esticar o tempo da notícia.

Resumindo: programa de pouca utilidade e qualidade.


A evolucao viola a Segunda Lei da Termodinâmica?


A Evolução (não confundir com Abiogênese) baseia-se em apenas 2 mecanismos:


1) Seleção Natural

Discussões atuais como efeito estufa, aquecimento global, desmatamentos, etc tem tudo a ver com seleção natural: um ambiente que muda tem impactos sobre as espécies que vivem nele e quanto maior a mudança maior o número de espécies que serão extintas. E também temos que uma mudança que desfavorece uma espécie pode favorecer outra.

A Seleção Natural também lida com a "corrida armamentista" entre os animais: predadores ficando cada vez mais velozes (até um limite) provocam o surgimento de presas cada vez mais velozes (até um limite). O mesmo para predadores peçonhentos, venenosos e assim por diante. Vale em outros reinos também como vegetais, fungi, monera protista ou interreinos (por exemplo uma planta ficando cada vez mais venenosa para não ser devorada ou com frutos/flores mais atrativos para fertilização/polinização).


Talvez possa ser resumida em uma frase "os mais aptos tem maior probabilidade de sobreviver". Obviamente que não viola a Segunda Lei da Termodinâmica, ou Entropia.

2) Mutação genética

Tem a ver com que novas espécies tem DNA's diferentes sendo este o responsável pela formação de células, tecidos, órgãos. Uma mutação se dá quando um DNA ou RNA não se replica exatamente.

Também não viola a Segunda Lei da Termodinâmica, ou Entropia. Aliás parece é que não haver mutação que violaria a Segunda Lei já que nenhum processo biológico pode ser 100% eficiente.


Outra pergunta seria:
Como as plantas angiospermas transformam matéria bruta em folhas, flores e frutos? Não violaria a entropia transformar matéria bruta em matéria organizada?

Ou pergunta equivalente:
Como uma criança vai se alimentando e crescendo? O corpo transformar alimento, digerí-lo, e depois remontá-lo em estruturas complexas e algumas vezes mais complexas do que o próprio alimento ingerido, não viola a entropia?

A resposta a ambas as perguntas é que não. A planta ou a criança não são sistemas fechados: recebem energia, matéria (alimentos) de fora. Também o trabalho realizado é às custas de fontes de energia (ou calor) internas e externas.

Na própria Terra: havendo diferenças de temperatura (e há graças ao Sol ou mesmo fontes daqui mesmo como de materiais radioativos presentes) há como realizar trabalho transformando matéria bruta em estruturas mais organizadas. Aí que entra a Abiogênese.

Mas a Teoria da Evolução de Charles Darwin não coloca em cheque o cristianismo?

Evolução não se opõe a idéia de Deus. Você poderia cogitar que Deus criou o Universo sabendo que bilhões ou trilhões de anos depois, como ele estaria. Convenhamos que a existência de Deus não deve depender de quantos zeros tem à direita: milhares de anos ou bilhões de anos ter o Universo, por exemplo. Em "Conciliando Evolução com Cristianismo", veja mais detalhes de como conciliar Evolução com Cristianismo.