Comédia de Jesus

Após 2000 anos, ele voltou!

Neste vídeo Diogo Portugal interpreta Jesus num Stand Up (comédia em pé). Até as manchetes dos jornais foram bem humoradas, pause para ler pois aparecem várias em pouco tempo.

Clique e confira!



segundo Hawking, Deus não criou o Universo

"Afinal, Darwin, Marx, Freud e Einstein
provaram duas ou três coisinhas bastante interessantes.
Mostraram que o homem, um bicho como qualquer outro,
não comanda a história nem mesmo a psique humana.
Pior, o próprio Universo funciona sem Deus,
que pôde enfim ser reduzido a uma simples metáfora."

Hélio Schwartsman, filósofo e editorialista



Quando eu era cristão eu havia ouvido/lido proposta semelhante à do físico Stephen Hawking no livro Uma Breve Historia do Tempo. No início do livro ele sugeriu que um teólogo ou um crédulo em divindade(s) ainda poderiam defender a idéia de que foi um deus que causou o Big Bang. Repare então que a idéia do Big Bang não elimina o conceito de deus. "Um Universo em expansão não exclui um criador, mas oferece limites quanto ao tempo em que ele teria realizado a tarefa", escreveu Hawking neste livro.

A proposta era que as novas descobertas sobre o Universo ainda poderiam ser compatíveis com as idéias antigas defendidas pelos primeiros cristãos. Ou seja, cristãos menos fanáticos de hoje, poderiam viver bem conciliando Bíblia com novas descobertas. Claro que com alguns ajustes como nas traduções ou ainda nas interpretações.

No entanto ainda no livro ele escreveu que uma das possibilidades do Universo era ter vindo do nada (sem luz nem nada que lhe fosse anterior). A proposta original não foi dele. Mas a idéia era algo como

0 = + E - E

Aonde de um estado inicial, nada (zero), poderia-se surgir energias positiva e negativa tal que na soma ainda fosse zero. Assim haveria conservação da energia. O termo positivo (+E) geraria a massa de todas as partículas da matéria (já que E= mc² ). O termo -E é negativo, seria a soma de todos os potenciais atrativos (e portanto negativos) do Universo. Assim não teríamos violação da conservação da massa e energia no Universo. E teríamos nada gerando algo!

Naturalmente, existem outras possibilidades de termos "nada gerando algo". De qualquer forma, mesmo em nosso Universo, no estágio atual, o Princípio da Incerteza de Heisenberg na forma Energia-Tempo, permite VIOLAÇÕES da energia (ou da massa já que E=mc²) desde que por intervalos muito curtos. Assim, a conservação se dá EM MÉDIA, sendo permitidas violações momentâneas.

Existem ainda outras possibilidades sem deus ou deuses: é o Universo vir mudando de fase ou etc. Não vindo do nada, portanto, e sim de fases anteriores. Outra possibilidade ainda de Universo sem começo é em loop temporal. Lembre-se que pela Relatividade Geral a massa/energia deformam o espaço-tempo. Assim em algumas situações pode-se ter um Universo fechado no tempo.

Algumas hipóteses sobre o Universo. Ele poderia ter:
1) sempre existido
2) existido mudando de fase, estrutura, de tempos em tempos de forma cíclica ou não.
3) ter surgido por causas naturais, leis não-inteligentes

menos cientíticas:
4) ter sido criado por algum ente inteligente mas sem popósitos especiais para os humanos. Algo como o Universo ser uma experiência de algum tipo de superinteligência.

mais religiosas ou metafícas:
5) O Universo poderia ter sido criado por algum deus sem NENHUM propósito.
6) O Universo poderia ter sido criado por algum deus com algum propósito, mas não tendo o ser humano papel principal ou especial para este deus.
7) criado por algum deus com propósitos para os humanos. De tal maneira que está certa alguma entre as milhões de religiões (entre elas a cristã). Ou ainda da religião que ainda irá nascer.


Segundo a notícia Hawking está agora sugerindo que para o Universo tal qual conhecemos, não necessita de um deus como causa. Todos os cientistas dizem que a Ciência não trata de questões religiosas/espirituais pois estas não são testáveis.

E um número cada vez maior de cientistas diz que as teorias/hipóteses religiosas ou espirituais, ou ainda deus ou deuses, além de serem não-testáveis são também desnecessárias. Por exemplo, em última pesquisa feita apenas 7% dos grandes cientistas acreditavam em algum tipo de divindade (Deus, Alá, etc.), leia aqui.


Para ler a notícia clique na figura abaixo.






















Veja também:


Rowan Atkinson - Inferno

Neste vídeo o humorista Rowan Atkinson (Mr. Bean) interpreta um personagem bíblico. Também é genial a parte em que ele debocha dos ateus.

Clique e confira!



Moisés existiu?

Há varias formas de analisar os relatos bíblicos. Uma delas é supor que Moisés existiu. A partir daí tomar como verdadeira (ou próxima da verdade) os relatos sobre suas visões de Deus. A partir destas visões já é possível pesquisar na literatura psiquiátrica e ter indícios de qual tipo de alucinação ele teve. E ainda podemos concluir se Moisés teve uma alucinação natural ou induzida conforme vimos na postagem Moisés tomava alucinógenos?.

Outra análise dos relatos é buscar pelos indícios de que realmente houveram. Segundo arqueólogos e historiadores não apenas os relatos podem não ter acontecido daquela maneira como o próprio Moisés tem chances de ser um personagem fictício. Ou então tão alterado pelas lendas que hoje é quase impossível saber qual foi seu papel histórico verdadeiro. Para quase todos, no entanto, quando há fatos históricos na narrativa bíblica, há exageros nas descrições dos cenários com o fim de ressaltar seus objetivos teológicos e políticos.

Entre os problemas nos relatos estão a falta de registros independentes. Por exemplo, os egípcios registravam mesmo as derrotas. Mas não fizeram menção aos hebreus. Sobre a falta de registros:

  1. Se eles tivessem passado 40 anos no deserto depois de deixar o Egito, seria muito mais fácil de encontrar pistas arqueológicas

  2. não há nenhuma menção aos israelitas ou a José e sua família em documentos egípcios. Nem de outros reinos do Oriente Médio nessa época

  3. Os textos egípcios também não falam em nenhum momento da fuga liderada por Moisés

  4. O momento da travessia do Mar Vermelho pode ter se dado de outra forma: é possível que a história original tenha se referido a um pântano e não ao Mar. Ou seja, se deu um erro de tradução: o sentido original do hebraico Yam Suph, normalmente traduzido como "Mar Vermelho", parece ser "Mar de Caniços". Ou seja, os "carros e cavaleiros" do Egito teriam ficado presos na lama de um grande pântano, enquanto os fugitivos conseguiam escapar.

  5. Na Palestina foram encontrados sítios arqueológicos com material de Canaã. Tudo indica que eles seriam colonos nativos da região, e não vindos de fora, do Egito.
Fonte: globo.com

(Clique na imagem para ler a notícia na íntegra)

A Igreja dos Ateus

Seria esta uma igreja de ateus fanáticos? Se os ateus fundassem uma igreja se pareceria com esta?

E como seria uma igreja fundada por agnósticos?

Claro que todas igrejas tem culto/missa/sessão assim. Lembrando-se que nem toda religião precisa de igreja.