SETI










Jodie Foster no filme "Contato", da Warner Bros.


SETI é uma sigla que significa Search for Extra-Terrestrial Intelligence ou "procura por inteligência extra-terrestre".

É uma busca inteligente por vida inteligente extra-terrestre pois supõe-se que mesmo ET que eventualmente pilotem naves interplanetárias (ou intergalácticas) passaram por vários estágios de avanços tecnógicos. Um dos estágios que antecipa viagens espacias é a capacidade de telecomunicar-se e, das 4 forças fundamentais da natureza, 1 é a mais fácil, direta, se não a única, de usar que é a força eletromagnética. Ou seja, comunicar-se via ondas eletromagnéticas. Exemplo: vida ondas de rádio FM, AM ou ainda a TV, internet sem fio, etc.

E à partir do momento que uma civilização em um planeta comece a usar tais ondas para se comunicar à distância, estas ondas se espalham obrigatoriamente pelo espaço: escapam do planeta origem.

Assim o SETI tenta detectar uma onda deste tipo e que tenha sido gerada artificialmente. Assim é necessária cautela antes de saber se a onda foi emitida por fontes naturais ou artificiais. Uma onda que chegou a enganar alguns astrônomos mas por pouco tempo foi a produzida por uma estrela de nêutrons. Foi detectado pulsos contínuos vindo de uma estrela (de tal forma que poderia estar sendo emitido por ela ou por um planeta em órbita ali). Tratou-se da detecção do primeiro pulsar, em 1967. Foi batizado de LGM-1, sigla de "little green men" ou "pequenos homens verdes".



Pesquisas como SETI ajudam a responder àquela velha pergunta filosófica "estamos sós?". Não apenas isto como nos ajuda a conhecer mais a Biologia em aspectos como Evolução e Abiogênese, por exemplo. Ou ainda ajudam a inovar em áreas como a Computação. Afinal em toda e qualquer pesquisa científica, novas tecnologias podem surgir como subprodutos de tal pesquisa. No caso do SETI, pelo menos uma já surgiu. Trata-se do SETI@HOME, que divide os dados coletados em pequenos trechos que possam ser analisados por computadores pessoais comuns.

O radiotelescópio que fica em Arecibo (no país Porto Rico) é usado para coletar ondas eletromagnéticas vindas do espaço. Graças ao SETI então já surgiu uma nova forma de processar/analisar dados.

Ainda assim, o Governo dos EUA cortou verbas e hoje o SETI é financiado por Paul Alan um dos fundadores da Microsoft. As fontes dos recursos para a pesquisa tem vindo só de dinheiro privado. Outros colaboradores do projeto SETI são os vários internautas que tem instalado o programa do SETI@HOME em seus computadores sendo assim voluntários do projeto. Só no Brasil o número usuários é mais de 68 mil.



Outra tentativa de provar que exista vida inteligente fora da Terra é da Ufologia. A ufologia não tem produzido provas a cerca da existência de extra-terrestres inteligentes (ET) visitando a Terra. A ufologia costuma dividir os contatos com ET em 3 categorias.

1)Contatos de primeiro grau. São aqueles avistamento de ovinis (ou ufos em inglês) cujas siglas significam "objetos voadores não identificados".

Entretanto explicações céticas tem parecido mais racionais:
a) ufos (ou ovinis) podem ser tentativas de fraudes, fingimentos. Muitos casos são comprovadamente falsos.
b) Ilusões de ótica ou alucinações.
c) satélites, balões meteorológicos, cometas, etc. sendo confundidos.
d) fenômenos atmosféricos ainda desconhecidos.
e) etc.

2) Contatos de segundo grau. Relatos de visões de naves e de ET.
Entretanto as explicações céticas mais aceitas são:
a) ilusões, alucinações
b) fraudes, fingimentos.

Aqui cabe a velha máxima: alegações extraordinárias carecem de provas extraordinárias. Grosso modo, dizer que viu ET ou que viu Papai Noel não prova que eles existam, ainda que o testemunho possa vir carregado de emoção.

3) Contatos de terceiro grau. São as alegações nas quais os ET fazem contato, se comunicam (ou tentam) ou ainda abduzem (sequestram) os humanos.
Entretanto os relatos de abduções não ajudam. Abduçoes são os supostos sequestros por ET. Tais sequestros teriam como fim que eles, os ET, nos examinem. Durante os exames, quando se pede para a pessoa descrever os aparelhos usados nestes exames, cirurgias, muitas vezes são descritos aparelhos que você encontra até no primeiro consultório odontológico que encontre.
Para piorar, muitos sequestros se dariam enquanto a pessoa dormia. Ou seja, ao que tudo indica foi só um pesadelo.

As explicações céticas mais aceitas são:
a) ilusões, alucinações ou ainda sonhos, pesadelos.
b) fraudes, fingimentos.


Para saber mais
setibr.org - Projetos SETI@home e BOINC no Brasil
en.wikipedia (versão em inglês e mais completa)

feliz 2011 !!

Feliz 2011 a todos!