pensamentos cristãos II

cristão: "ateus dizem não acreditar em Deus porque não o vê, mas ateus acreditam na existência do ar mesmo não o vendo"

Por incrível que possa parecer é um argumento muito popular entre os cristão. E bastante usado por eles.

De fato, o ar não pode ser visto a olho nu, mas pode ser detectado através de vários instrumentos. O ar é composto de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, entre eles os gases nobres.

Pode ser feita até experiências de como o ar se comporta exatamente. Podemos encontrar relações matemáticas, equações que expressem seu comportamento. Por exemplo, a transformações termodinâmicas isobáricas, isovolumétricas, etc. Por exemplo, deixando o ar em um cilindro com que contenha um êmbolo móvel é possível medir como o ar se comporta a pressões constantes e medir como volume e temperatura se relacionam. Já em um recipiente fechado e rígido, podemos medir como se dá a pressão em função da temperatura.

E quanto a Deus?

Podemos medir e ver que o poder das preces não vai além do efeito placebo. Então Deus = placebo + mito?


Outro aspecto a ser considerado é se há lógica no argumento. Este é também apelidado de "argumento do vento":

1) Você não pode ver o vento.
2) Mas você acredita que ele exista.
3) É da mesma maneira com Deus.
4) É também a mesma coisa!
5) Portanto, Deus existe.

* * * *

Respostas humoradas:

  • Mentira: em Sampa o ar pode ser visto: é cinza.
  • O peido também não pode ser visto só sentido, assim também é com Deus?
  • Não posso viver sem ar mas posso viver sem Tupã ou Eros?
  • Se um ateu não acredita em Deus ou em Zeus só porque não os vê, então Ray Charles não deveria acreditar em piano porque ele é cego (deficiente visual).
  • O ar é composto de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, entre eles os gases nobres. E quanto a composição de Deus, Alá ou Papai Noel: 100% de imaginação.

* * * *

É parecido com o "argumento da invisibilidade":

1) Deus é invisível.
2) Eu não posso ver Deus.
3) Portanto, Deus existe.



Veja também:


O ateísmo nada tem a me oferecer

Poema interessante




"O ateísmo nada tem a me oferecer
ele não me trás conforto ou certeza
Nele não há nenhum ensinamento ou dever
nele não há ilusões de grandeza.

Jamais me disse como devo pensar
jamais me trouxe saber ou inspiração
Ele não me obriga a crer sem duvidar
não me ameaça com eterna punição.

Não torna minha vida mais contente
É indiferente quando imploro
Não promete a cura quando estou doente
e não me trás alento quando choro.

Nele não encontro nenhum conselho
nenhuma resposta nenhuma indagação
Ele não me pede pra cair de joelhos
ou passar a vida pedindo perdão.

Ele não me oferece a tola felicidade
de me achar um escolhido entre tanta gente
Ele não me induz a cometer maldades
para glória de um deus ausente.

O ateísmo não me ensina a odiar
ou discriminar os diferentes de mim
Não proíbe os iguais de amar
não me diz o que é bom o ruim.

Não me diz que a vida vale a pena.

O ateísmo nada me oferece é verdade
mas como a realidade me basta e só quero viver o que sou
Então o ateísmo me oferece tudo
tudo o que um dia a religião me roubou."


Seria o poema de um ex-religioso? Ex-cristão?

Sudário de Turim

Um dos vários panos que é dito ser a mortalha de Jesus Cristo. O Sudário, entre os panos alegados, é de longe o mais famoso. Ele consiste em um grande pano de linho carregando uma imagem tênue esboçando uma figura humana que alguns dizem ser a de Jesus Cristo, depositada ali por algum processo desconhecido.

O pano primeiro apareceu em 1355 como uma relíquia, na Igreja de Nossa Senhora de Lirey no centro-norte da França. Tornou-se um objeto de veneração, e peregrinos reuniam de toda a Europa para vê-lo e pedir milagres em sua presença. De Lirey, o pano foi levado por toda a França, passando de igreja em igreja, sendo comprado, doado, e recomprado pelos ricos piedosos que queriam reconhecimento. Eventualmente (1578) acabou em Turim (Torino), na Itália, onde ainda reside.

Quando um negativo fotográfico da imagem no pano é vista, parece muito mais "realista." Todas as feridas esperadas do processo de crucificação, juntamente com manchas de sangue, aparecem no pano.

Porém, as evidências mostram que:

1. O pano em si não poderia datar do período correto ou daquela área do mundo, simplesmente porque que aquele tecido particular de pano não foi feito então ou lá.

2. Envolvimento de um corpo em que o tamanho e a forma de pano não foi feito na Palestina naquele período. Tal envolvimento discorda com a descrição bíblica também.

3. A representação do rosto de Cristo sobre este pano e em todas as pinturas e esculturas é e sempre foi uma suposição formalizada. Esta versão corresponde a uma "aceita". Não sabemos nada sobre a aparência real de Cristo.

4. Datação por carbono do tecido, feito em três laboratórios independentes, mostrou que o tecido de linho foi tecido por volta do ano de 1.350.

5. As "manchas de sangue" não são apenas na cor vermelha (que não poderia ser, após esse período de tempo), mas elas foram demonstradas, por análise química, tratarem de pintura da composição usada no século XIV (na mesma época em que foi feito o tecido).

6. O bispo de Troyes (Lirey) sabia quem era o artista que pintou o pano, quando e como, e assim relatou ao Papa Clemente VII. O documento ainda existe e tem se mostrado, sem dúvida, autêntica.

Assim testes definitivos provam que é absolutamente uma falsificação.

Apesar destas evidências (e muitas outras mais) que o Sudário de Turim é apenas um artefato criado por um artista, há um grande grupo de "sindonologistas" - uma designação especial daqueles que acreditam que este objeto seria genuíno - que continuam a insistir na sua validade. Um editorial do New York Times de 04 de dezembro de 1981, citou algumas das evidências que o manto era falso, e depois acrescentou:

Nós superamos nossos antepassados medievais em muitas coisas, sem dúvida, mas não deveríamos tentar superá-los em credulidade.


Fonte:

Dia do Orgulho Heterossexual

Furo MTV - (Dani e Bento)


Como foi dito no vídeo, o vereador da bancada evangélica criou o "Dia do Orgulho Heterossexual" provavelmente mais para propagandear um valor "moral" cristão do que está preocupado com heterossexuais que estejam sendo perseguidos, sofrendo preconceitos ou mesmo violências por parte de homossexuais. Aliás, temos notícias de agressões contra homossexuais por parte de heterossexuais do que ao contrário.

Interessante é que o vereador da bancada evangélica tenha escolhido o 3o. domingo de dezembro. O humorista Bento no vídeo disse que não entendeu esta data. Talvez, o motivo seja que o 3o. domingo inicia a 4a. semana de dezembro. Uma semana conveniente: nada melhor do que a semana poder iniciar com o dia de comemoração dos valores "morais" cristãos e terminar com 24 de dezembro, dia do Solstício para os pagãos de antes de Cristo, ou dia em Papai Noel leva presentes para milhões ... não há semana mais folclórica!

vote no Hugo

Qualquer semelhança entre a história e qualquer religião pode não ser mera coincidência...





Veja também: