A aposta de Pascal II



A aposta de Pascal é enunciada de várias maneiras. Uma delas é 

"Se você acredita em Deus, não perde nada e ainda tem uma chance de ir para o Céu. Por outro lado, se você não acredita, corre o risco de ser condenado ao Inferno. Logo, a coisa mais inteligente a fazer é acreditar em Deus."

Já postei algo sobre a aposta de Pascal. Pode ler clicando aqui. Resolvi voltar ao tema por ter achado mais três vídeos interessantes (e por causa de um comentarista do blog que tentou ressuscitar este argumento). 

No primeiro vídeo, Richard Dawkins usa apenas um argumento para rebater a aposta de Pascal. No segundo, Pat Condell apresenta outros diferentes mantendo seu humor. No terceiro vídeo, a resposta é mais completa.





No primeiro vídeo legendado Richard Dawkins rebate o argumento da aposta de Pascal mostrando que há  outras religiões, então a dicotomia é falsa. Dawkins ainda lembra o fato de que a terra natal (ou o local onde a pessoa resida) influencia fortemente na escolha do deus (ou deuses) a adorar. Ou seja, sua religião não passa de um acidente geográfico. Dawkins finaliza dizendo "e se você estivesse enganado com relação a outro deus?". 



No vídeo legendado abaixo, Pat Condell, rebate a aposta de Pascal mostrando que ela trata-se apenas de apelo ao medo, à ameaça.

Ele também argumenta que a aposta de Pascal está mal formulada porque acreditar em uma superstição só para se garantir é estar preso e se entregar ao medo.

Para Condell a aposta é na verdade uma tentativa desesperada de Pascal que foi vencido pelo medo imposto pelas "superstições criadas por selvagens do deserto".






Finalmente no terceiro vídeo, da Atheist Experience, eles mostram que a aposta de Pascal está errada de várias maneiras: 

Há inúmeros religiões e não apenas uma. Não é portanto apenas ou o deus cristão ou o ateísmo. Portanto é uma falsa dicotomia. 

Outro ponto que eles argumentam é que esta aposta se dá às custas de nossa única vida, única chance. Desperdiçá-la apostando em uma única coisa entre tantas possíveis não é portanto o melhor jeito de se viver. Além disso, eles argumentam, será que o deus cristão aceitaria um que crê nele por força de uma aposta mantida pelo medo?





Um comentário:

Thales disse...

Acreditar em um monte de absurdos fascistas por medo de ir pra um (suposto) inferno é uma covardia inescrupulosa. Mesmo se tal lugar existisse, seria muito melhor que um lugar que abriga um deus sádico, perverso e assassino como Javé.